quarta-feira, 13 de julho de 2016


Companhias Tóxicas

   Oi!! Você sabia que um cãozinho ou gatinho pode estar ingerindo algo tóxico neste exato momento?? E se um dia esse animal for o seu?
  Bom para se prevenir precisamos estar de olho em todas as situações de risco que existe no ambiente onde nosso animal vive. Começando pelo jardim.

  Um jardim lindo, perfumado e colorido também pode ser um perigo para o seu animal. Colocar uma bela flor que você não sabia que era tóxica, pode sim, acabar com a vida de seu melhor amigo.
  Para se prevenir a única coisa que precisamos é o conhecimento,  saber quais plantas são tóxicas, e os sintomas que elas podem dar no seu animal são coisas essenciais para está prevenção. 

  Por isso trouxe algumas plantas tóxicas, que nenhum animal de estimação gostaria de conhecer:

Antúrio: Tem ocalato de cálcio, que oferece riscos.

Avenca: A ingestão de seus brotos pode causar câncer.

Azaleia: A planta toda é tóxica. Causa distúrbios gastrointestinais, cardiovasculares, náuseas, vômitos, dores de cabeça e falência muscular.

Comigo-ninguém-pode e Copo-de-leite: O caule e folha (Comigo-ninguém-pode) e o látex, a folha e o caule (Copo-de-leite) são tóxicos. Ambas as plantas causam queimação de mucosas, inchaço da boca, lábios e garganta, edema de glote, asfixia, náuseas, salivação, diarreia, vômitos, edema e congestão da mucosa ocular e das pálpebras.

Violeta (sim! Uma florzinha fofinha é tóxica, nem eu acreditei.): Pode causar gastrites, depressão circulatória e respiratória, entre outros.

Hortênsia: A planta é toda tóxica. Pode causar convulsão, dor de barriga, vômito e até coma.

Lírio e Lírio da Paz: Coceira e dificuldades de deglutição e respiração podem ocorrer, em sintomas das duas plantas.

Espirradeira: A planta toda é tóxica. Causa náuseas, vômitos, diarreia sanguinolenta, cólicas abdominais, tontura, alteração de equilíbrio, sonolência, distúrbios neurológicos e cardíacos.

  Uma boa maneira de evitar essas intoxicações, é entreter os cães, pois ainda, há situações  em que os cães comem plantas para matar a sede, fome ou porque estão entediados. Os filhotes lideram o número de casos de intoxicação, pois são especialmente curiosos e muitas vezes acham que plantas são brinquedos.
  Mas também há casos de cães que ingerem plantas por estarem sentindo dores abdominais.
  Outra maneira é tirar essas plantas do alcance dos cães, e quando tiverem alcance sempre ficar de olho para nenhum imprevisto acontecer!

TCHAU!



Nenhum comentário:

Postar um comentário